quinta-feira, 31 de março de 2011

Filme: 1,99 Um Supermercado Que Vende Palavras

o filme (sem diálogos) mostra um supermercado completamente branco onde as mais diversas pessoas vão comprar palavras, onde acontecem curiosas histórias. Os personagens do filme são o desejo, a angústia e a compulsão que temos pelo ato da compra.Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. Mas o que está a venda neste supermercado, em tons absolutamente brancos, são conceitos e idéias como amor, sucesso e família, todos dispostos como produtos em prateleiras. Exploram-se assim a falência dos valores sociais e o desejo, a angústia e a compulsão que costumam acompanhar o ato da compra.


- A idéia de fazer um supermercado inteiramente branco saiu da leitura do livro "No Logo", de Naomi Klein. Neste livro ela faz um rigorosa e surpreendente análise de como as grandes marcas têm necessidades intrínsecas de se fetichizar ao infinito para sobreviver.



Um pouco cansativo!
É um típico filme do gênero: "ou você o ama ou você o odeia"."O filme não possui uma trama linear e sim trabalha bastante conceitos sobre o comportamento humano.algumas cenas muito boas - a do caixa eletrônico, por exemplo.. Os personagens principais do filme são: o desejo, a angústia e a compulsão que temos pelo ato da compra. A tentativa de nos condicionar a consumir aquilo que não precisamos. Se você não gosta de pensar, não assista 1,99.











































FICHA TÉCNICA:


Diretor: Marcelo Masagão


Elenco: Agnes Rosa, Alex Ramalho, Alexandre Buci, Ana Liz, Chico Neto, Cida Costa Manso, Geraldo Tucci, Homero Barreto, Luiz Pacini.

Produção: Gustavo Steinberg
Roteiro: Marcelo Masagão, Gustavo Steinberg
Fotografia: Helcio Alemão Maganine
Trilha Sonora: Wim Mertens, André Abujamra
Duração: 72 min.
Ano: 2003
País: Brasil
Gênero: Drama


Nenhum comentário:

Postar um comentário