quinta-feira, 24 de junho de 2010

Livro :Além dos Rios

  Livro conta experiências do navegador solitário em rios brasileiros              



Mineiro de 72 anos percorre os rios em canoa a remo há 8 anos

O jornalista Antoninho Rossini lança o livro “Além dos Rios”, que narra a história de um aventureiro real, que navega desde 2000 pelos rios brasileiros numa canoa de cerca de 4 metros de comprimento, utilizando o remo e apetrechos essenciais para sobrevivência.


Em sua trajetória, o navegador enfrenta o frio, o calor, a chuva, a fome e doenças. Continua seguindo cursos de rios caudalosos e seus afluentes. Instala sua rede e acompanha a lua em todo o seu curso na noite.



Durante o dia, rema contra correntezas e a favor delas. Descansa em praias douradas dos rios durante o verão e concilia sua saga mesmo quando as chuvas não dão trégua. Supera cachoeiras com entusiasmo de menino ante o prazer de uma brincadeira. Enfrenta dificuldades de toda a ordem tendo como apoio a sua determinação.



Mesmo estando sozinho sempre se sentiu acompanhado por seres espirituais. Conhece e convive com povos ribeirinhos e índios. Aprendeu a se comunicar com a natureza encarnada nas florestas e nos animais.



Aladir Murta, o navegador solitário, é o que se pode chamar de um ser instintivo. De todas as situações tira ensinamentos. A narrativa do “Além dos Rios” é a mais consistente prova de que para buscar (e encontrar) a felicidade não é necessário outro esforço senão o de superar os fantasmas do medo e fazer dos sonhos uma realidade. O velho navegador é um exemplo.

pescaria no Rio Araguaia, parte do cenário do qual destacam-se também imensos mundos de água doce como o Amazonas, o Negro, Tocantins, Xingu, Madeira, Mamoré, Javaés, Solimões, Japurá, Juruena, Urupadi, Guaporé, Juruá, São Francisco e tantos outros.




O encontro com o velho navegador foi casual, numa manhã de junho de 2008, quando o sol reinante nesse período do ano revela de forma escancarada os encantos da natureza dessa região do Brasil.



Mas teve continuidade num outro ponto do Araguaia, quatro meses depois, numa pequena ilha conhecida como “Ilha do Meio”, entre os municípios de Xambioá, no estado do Tocantins e São Geraldo do Araguaia, já no estado do Pará.



Nessa ilha, navegador solitário e jornalista se entregaram, sem pressa, na reconstituição de fatos e memórias que permitiram tecer o “Além dos Rios” num estilo de reportagem, mas com texto perene. Para tanto, o livro cataloga dezenas de ofícios e depoimentos de autoridades públicas e de entidades sociais que atestam a passagem de Aladir Murta por diversas localidades ao longo dos rios por onde já navegou.



Além desse material, fotos, recortes de jornais contendo matérias sobre a aventura do navegador solitário e mapa referencial ilustra as lonjuras percorridas por Aladir Murta a bordo de sua canoa

 



Sobre o autor


Antoninho Rossini é jornalista e bacharel em direito. Iniciou sua carreira como repórter nos anos 60 trabalhando para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Lecionou Jornalismo na Fiam - Faculdades Integradas Alcântara Machado. É responsável pela Editora Tag&Line, que dentre as obras publicadas destacam-se “ A Vertigem das Urnas”, livro sobre marketing político e “Não diga para minha mãe que trabalho em propaganda...Ela pensa que sou pianista num bordel”, ambos de autoria do francês Jacques Séguéla, conhecido em todo o mundo pelos seus mais de 23 livros publicados e também como publicitário e consultor em comunicação.

A Editora Tag&Line é responsável pela publicação de biografias e estudos sobre marketing e propaganda.

Outras Informações:



Trechos da obra “Além dos Rios” e informações extras podem ser encontradas no blog alemdosrios.blogspot.com e na rede de microblogs Twitter @alemdosrios












Nenhum comentário:

Postar um comentário