sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Oração de São Francisco de Assis

Senhor,



fazei de mim instrumento de vossa paz.


e que eu encontre primeiro, em mim,


a harmoniosa aceitação de meus opostos.




onde houver ódio, que eu leve o amor.


aceitando o ódio que possa existir em mim e compreendendo todas as faces com as quais o amor pode se expressar.


onde houver ofensa que eu leve o perdão


e que me permita ofender para ser perdoado



onde houver discórdia que eu leve a união.


e que eu aceite a discórdia como geradora da união



onde houver dúvidas que eu leve a fé.


podendo humildemente, encarar minhas próprias dúvidas




onde houver erros, que eu leve a verdade.


e que a "minha verdade" não seja única, nem os erros sejam alheios.




onde houver desespero, que eu leve a esperança.


e possa, primeiro, conviver com o desânimo sem me desesperar.




onde houver tristeza, que eu leve alegria.


e possa suportar a tristeza minha e dos outros sendo alegre ainda assim.




onde houver trevas que eu leve a luz.


após ter passado pelas "minhas trevas" e ter aprendido a caminhar com elas.




oh, divino mestre...


fazei que eu procure mais: consolar que ser consolado.


e que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar.




compreender que ser compreendido,


e me conhecer antes, para ter melhor compreensão do outro.




amar que ser amado,


podendo me amar em princípio,para não cobrar o amor que dou.




pois é dando que recebemos.


e sabendo receber é que se aprende a doar.




é perdoando que se é perdoado.


e não se perdoa a outro enquanto não há perdão por si mesmo.




e é morrendo que se nasce para a vida eterna.


e é bem vivendo e amando a vida que se perde o medo de morrer

Amém
 
 
Essa é uma das mais belas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário