segunda-feira, 12 de abril de 2010

Clarice Lispector



Ainda prefiro esta inquietação à comodidade de ser o que todos são. Ainda prefiro a incerteza do não saber do que a acomodação dos que já sabem tudo. Ainda prefiro caminhar mais do que andar por onde todos já passaram. Ainda prefiro ser contraditória, paradoxal e intensa do que ser o estereótipo que projetam. Ainda prefiro ser eu, porque sei que Deus me ama assim. Sem encaixes perfeitos, sem máscaras, sem medo...

Para quem não conhece, ela foi uma escritora, pintora e jornalista brasileiraue nasceu em 10 de dezembro de 1920, na cidade de Chechelnyk, na Ucrânia."Clarice Lispector. faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de
197।

" Os espertos ganham dos outros , em compensação os bobos ganham a vida. "




"Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim".
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
***
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
***
Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.
 ***
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca.
 ***


E se me achar esquisita
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar.
*** 
Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
*** 
Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever
*** 
Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
*** 


"Olhar-se ao espelho e dizer-se deslumbrada:
Como sou misteriosa. Sou tão delicada e forte.
E a curva dos lábios manteve a inocência.
Não há homem ou mulher que por acaso não se tenha olhado ao espelho e se surpreendido consigo próprio.
 Por uma fração de segundo a gente se vê como a um objeto a ser olhado.
A isto eu chamaria de "alegria de ser.”
Alegria de encontrar na figura exterior os ecos da figura interna:
 Ah, então é verdade que eu não me imaginei, eu existo. "


***
" Tudo tem que ser bem de leve paraEscuta:eu te deixo ser. Deixa-me ser,então."-Clarice Lispector-


eu não me assustar e não assustar os


que amo.


Pedem-me pouco, pedem-me quase nada.


O terrível é que eu tenho muito para dar


e tenho que engolir esse muito e ainda


por cima dizer com delicadeza : obrigada


por receberem de mim um pouquinho de mim."


***




***
Há um silêncio dentro de mim. E esse silêncio tem sido a fonte de minhas palavras."




***


" Não posso perder um minuto do tempo


que faz minha vida.


Amar os outros é a única salvação


individual que conheço :


ninguém estará perdido se der amor e


às vezes receber amor em troca."
 
***
"Sou uma filha da natureza:




quero pegar, sentir, tocar, ser.


E tudo isso já faz parte de um todo,


de um mistério.


Sou uma só... Sou um ser.


E deixo que você seja. Isso lhe assusta?


Creio que sim. Mas vale a pena.


Mesmo que doa. Dói só no começo."


***
"Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto:meu coração está espantado. É por isso que toda minha palavra tem um coração onde circula sangue" (Um sopro de vida)




***


"...Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."


***


..."Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."













 








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 



Contador Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário